[Resenha] Depois de Você

depois-de-voceLivro: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Número de Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Sinopse: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

ATENÇÃO: Essa resenha contem spoilers do primeiro livro Como eu era antes de você.

O primeiro livro termina com Lou em Paris lendo a carta que Will deixou para ela, pedindo para que ela vivesse plenamente, ainda que sem ele. Porém, no início do segundo livro, vemos que Lou se cansou da sua fútil tentativa de fugir da dor. Ela parou de viajar o mundo e decide que precisa recomeçar, então, ela compra um apartamento em Londres e começa um novo emprego em um bar.

“Ok, Will, pensei. Se essa foi sua ideia de me jogar em uma nova vida, com certeza acertou em cheio.”

Ela leva uma vida monótona, sem grandes acontecimentos. Nem mesmo o seu apartamento ela teve coragem de decorar. Então, em uma noite que ela estava muito embriagada, Lou cai do terraço da sua casa e é socorrida pelo paramédico Sam.

“Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.”

Após – por um milagre – sobreviver a queda, ela acorda pra vida e percebe que precisa fazer algo pra realmente mudar. Então, ela entra em um grupo de terapia na tentativa de se reerguer e lá conhece muitas pessoas que também estão tentando se reerguer.

“E o que aprendemos compartilhando nossas memórias, nossas tristezas e nossas pequenas vitórias é que não há problema em ficar triste. Ou perdido. Ou com raiva. É normal sentir certas coisas que os outros podem não entender, e algumas vezes por bastante tempo. Todo mundo tem um percurso próprio.”

No meio do seu trabalho ruim e das suas fúteis tentativas de não pensar em Will, Lou conhece alguém que surge do passado de Will e tem a sua vida transformada. Logo, ela se vê obrigada a mudar e ir atrás.

Após terminar Como eu era antes de você totalmente arrasada, porém, entendendo que não era possível impedir certas coisas, fiquei um pouco confusa quanto a ler ou não Depois de você, pois, no fundo, eu queria manter a imagem de Lou e Will intacta na minha cabeça. Porém, após uma certa insistência de uma amiga minha, eu finalmente resolvi ler e ainda bem que o fiz!

Os primeiros capítulos do livro apresentam uma narrativa extremamente arrastada em que vemos Lou em uma profunda tristeza e sem saber ao certo o que fazer com sua vida. Somente do meio pra lá é que conseguimos realmente entrar na história. Ao contrário do primeiro livro, esse não é carregado de dor e sofrimento, o que foi um alívio para o meu pobre coração.

“Às vezes reparo na vida das pessoas à minha volta e me pergunto se não estamos todos destinados a deixar um rastro de estrago.

Depois de você é muito mais que um livro de romance. É um livro sobre superação, sobre o luto e a capacidade de deixar ir. Mas, mais que isso, é um livro em que vemos a personagem principal se conhecer. É sobre descobrir a si mesma e não depender de alguém para ser feliz, mas achar na sua vida a felicidade.

“Minha irmã tinha razão: eu recebera, contra as probabilidades, todas as vantagens – uma casa própria, um futuro livre de quaisquer responsabilidades – e a única coisa que me impedia de aproveitar tudo isso era eu mesma.”

Recomendo demais o livro para todos que querem saber os rumos que a vida de Lou, da sua família e da família de Will tomaram. Jojo Moyes mais uma vez ganhou meu coração e eu tenho certeza que irá ganhar o seu também.

Resenha por: Vanessa Oliveira

Deixe um comentário

