[Resenha] Se eu ficar

se-eu-ficar2Livro: Se eu ficar
Autor: Gayle Forman
Número de Páginas: 224
Editora: Intrínseca

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Mia é uma adolescente tímida, com poucos amigos e que vê na música a sua maior paixão. Porém, ao contrário dos pais, do seu irmão mais novo e até mesmo de Adam – seu namorado que ela não entende porque está com ela – que são fissurados por rock e blues, Mia gosta mesmo é de música clássica, o que às vezes até a faz se sentir um pouco deslocada. Mas, a maior paixão dela é, sem dúvidas, o seu violoncelo, instrumento que ela pratica dia e noite, sonhando em poder entrar para a renomada escola de música: Julliard.

Ela leva uma vida normal, vai pra escola, toca violoncelo, fica com Adam, conversa com Kim (sua melhor amiga), janta com a família, etc. Porém, em um lindo dia de neve, em que todos estão em casa e resolvem ir visitar a vovó, um acidente muda tudo. E, o que era pra ser um simples passeio em família, acaba virando um pesadelo. A princípio, Mia não entende o que aconteceu, ela só escuta a música clássica e pensa que tudo está bem. Porém, quando vê o seu corpo estirado no chão, Mia entende que nada mais nunca vai voltar a ser como era antes.

“É demais para mim. Os sentimentos se acumulam, ameaçando escancarar o meu peito.”

Com uma narrativa alternando entre flashbacks da história de Mia e o que ela pensa e vê enquanto está em coma, Se eu ficar é uma história sobre até que ponto viver pode ser a melhor escolha.

“Eu não estou certa de que este é o mundo em que eu pertenço. Eu não tenho certeza de que eu quero acordar.”

Gayle Forman mistura drama e comédia na história de Mia. Todos os relacionamentos são extremamente bem tecidos, tanto com os personagens principais (sua mãe, seu pai, seu irmão, Adam e Kim), quanto com os secundários (seu avô, sua avó, a enfermeira Ramirez, etc.), fazendo com que cada um seja parte decisiva da decisão de Mia.

Se eu ficar é um livro que traz uma sinopse e um enredo incrível, porém peca no drama excessivo, fazendo com que a narrativa por vezes fique lenta e previsível. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o livro, pois esperava um nível de emoção muito maior – não sei, acho que livros assim tem que me fazer chorar. Porém, não julgo o livro como ruim, apenas acredito ter botado expectativa demais pelo que falam.

Seu ficar fala sobre relacionamentos e superação. É drama e romance. Mas, acima de tudo, é sobre escolhas e pra onde elas te levam.

“Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você”

Resenha por: Vanessa Oliveira

Deixe um comentário

