[Resenha] Fale!

fale!Livro: Fale!
Autora: Laurie Malse Anderson
Número de páginas: 248
Editora: Valentina

Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Em homenagem ao mês Setembro Amarelo que traz uma campanha contra o suicídio, hoje eu vou trazer um livro com um tema que se relaciona ao assunto, pois traz motivos que levam alguém a cometer tal ato. Pra quem deseja ler livros que tratem diretamente sobre o tema, aqui no blog tem resenha de dois que eu super recomendo: ‘A Playlist de Hayden‘ e ‘Os 13 Porquês‘.

Fale! nos leva a conhecer Melinda, uma adolescente normal, sorridente, com alguns poucos amigos e que frequentava festas como qualquer um, até que em uma dessas festas, Melinda ligou para a polícia e, quando descobriram o que ela havia feito, a chamaram de dedo duro e a abandonaram. Porque ela havia estragado com a festa? A verdade é que ninguém parece ao menos querer saber o verdadeiro motivo dela ter ligado para a polícia, todos estão chateados demais por ela ter acabado com a festa. Então, a menina é jogada para o lado, descartada.

Após ter perdido todos os seus amigos, inclusive sua melhor amiga Rachell, pelo que fez na festa e com um relacionamento conturbado com seus pais, que parecem tentar ignorar que sua filha está passando por um problema, Melinda passa a se excluir, matar aulas e se torna cada vez mais quieta enquanto se tranca dentro de si mesma. Ela quer gritar, mas ninguém parece querer escutar. Então, ela continua carregando dentro de si todas as lembranças daquela festa que ainda lhe causam pesadelos.

“Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”

A personagem só consegue começar a evoluir e se recompor após conhecer o professor Freeman, que a princípio parece ser apenar um louco tentando fazer a aula de artes ficar legal, mas após algum tempo, mostra que está ali para fazer os alunos tentarem libertar seus sentimentos através da arte. O tema que Melinda tira para trabalhar durante o ano é ‘árvore’ e, o desafio dela é dar vida a uma árvore. Acredite ou não, isso será vital para a história dela.

Com a narrativa em primeira pessoa, a partir da visão da própria Melinda, Laurie nos envolve facilmente na história e nos faz sofrer junto com ela. Houve momentos do livro que me vi sem fôlego, pois ainda que o livro tenha muitos diálogo, o silêncio de Melinda era ensurdecedor e os pensamentos dela me faziam querer entrar lá e gritar para que ela falasse antes que morresse por dentro.

“Quando as pessoas não se expressam, vão morrendo aos poucos. Você ficaria chocada se soubesse quantos adultos estão realmente mortos por dentro, vivendo sem ter ideia de quem são, só esperando que um câncer, um infarto ou um caminhão surja e acabe com eles.”

Fale! é um livro que te faz ficar por dias pensando na história após o fim da última página que, infelizmente, é o que muitas pessoas passam no seu dia a dia. Esse livro vai fazer você rir em alguns momentos, tem umas sacadas irônicas incríveis, mas vai fazer você se emocionar também e, pode ter certeza, você vai passar o livro inteiro querendo que ela grite. Recomendo muito! ♥

Resenha por: Vanessa Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s