[Resenha] Desaparecidas

desaparecidas
Livro: Desaparecidas
Autora: Lauren Oliver
Número de Páginas: 304
Editora: Verus
Sinopse: As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes — antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta.Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu — Madeline Snow, de nove anos — e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados.
Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra — e a si mesmas.

Após meses sem uma postagem no blog, hoje, trago para vocês a resenha do livro Desaparecidas, da autora Lauren Oliver, mais conhecida pela sua trilogia Delírio.

“No aniversário de Dara, acordo antes do despertador. Hoje é o dia: quando Dara e eu vamos voltar no tempo. Quando vamos nos tornar melhores amigas de novo. Quando tudo vai ser consertado.”

Em  Desaparecidas, somos apresentados a Dara e Nick, irmãs que eram completamente inseparáveis antes de Dara ficar com o melhor amigo de Nick e antes do terrível acidente de carro pelo qual as duas passam juntas e que as separa totalmente.

Ao longo do livro acompanhamos a tentativa de Nick em reatar o relacionamento com a irmã, enquanto se reaproxima de Parker – seu melhor amigo que namorou com Dara -, e tenta descobrir pistas sobre o desaparecimento de Madeline Snow da própria Dara, que “deixa algumas pistas” para Nick ir atrás dela, uma menina que não tem nenhuma ligação com as irmãs até quase o final do livro.

“É isso: de alguma forma, nessas fotos, o mistério do acidente está escondido, e a explicação para o comportamento subsequente de Dara, para seus silêncios e desaparecimentos.
Não me pergunte como eu sei. Eu simplesmente sei. Se você não entende isso, acho que nunca teve uma irmã.”

O ano ainda não terminou e eu já sei que Desaparecidas foi a minha maior decepção literária desse ano. Quando li a sinopse e comprei o livro, esperava um thriller psicológico que realmente me tirasse o sono e um suspensei incrível, porém, o que encontrei foi: muito drama adolescente – e olha que eu sou adolescente, hein -, meninas com baixa auto estima e uma leitura extremamente arrastada a qual eu pensei em abandonar diversas vezes.

“Acho que essa é a coisa legal de desaparecer: a parte em que as pessoas procuram você e imploram que volte para casa”

Além da sua trama fraca, as personagens principais do livro não são cativantes. Dara é a adolescente rebelde, que bebe, fuma e não se importa com quanto suas atitudes prejudicam os outros. Nick é a certinha da família, a ajuizada, com notas boas e que bota a irmã na linha, mas ainda que não admita abertamente, morre de ciúmes de Dara e quer ser ela muitas vezes. Ou seja, temos que aguentar duas personagens extremamente chatas por 300 páginas.

Bom, eu poderia criticar mais alguns pontos aqui como: o quanto os pais das meninas são desligados, a busca de Nick por Dara quando ela desaparece que é meio (???) e outras diversas coisas, porém, não gosto de ficar só criticando livro e também não vou julgar a autora pelo único livro que eu li dela, espero poder ter experiências de leitura melhores da mesma.

Enfim, gente, essas foram as minhas impressões do livro, beijos e até a próxima!!!

Resenha por: Vanessa Oliveira

 

Deixe um comentário

