[ Resenha ] Orgulho e Preconceito

 

       518d0ubr5wl-_ac_ul320_sr224320_                                                                                     Livro: Orgulho e Preconceito                                    Autora: Jane Austen                                                                  Número de páginas: 479                                                           Editora: Martin Claret

“  O livro é o mais famoso da escritora – traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. O enredo aborda múltiplos aspectos: o orgulho encontra o preconceito e a ascendência social; equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao auto conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora que, com sua refinada ironia, equilibra comédia e seriedade a uma observação meticulosa das atitudes humanas. ” 

Orgulho e Preconceito é nada mais, nada menos, que um clássico da literatura inglesa publicado pela primeira vez em 1813 e escrito por Jane Austen, um dos grandes nomes da literatura. O livro se passa na Inglaterra do século XIX onde somos apresentados a família Bennet e a suas cinco filhas, mais precisamente a Elizabeth que é a segunda mais velha e também protagonista da historia.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”.

Com uma personalidade mordaz, Lizzy é uma moça um tanto quando moderna e rebelde demais para a sua época. Já que não se mostra tão preocupada em arranjar algum marido rico que lhe garanta um futuro e não muda um terço de sua personalidade para isso, o que eu acho incrível. E vemos isso mais claramente com a chegada de sr.Darcy, um cavaleiro um tanto quanto arrogante e presunçoso, de primeira impressão, que fere profundamente o orgulho da moça quando se recusa a dançar com ela.

 “Não tenho pretensão alguma pelo tipo de elegância que consiste em torturar um homem respeitável. Eu preferiria ser considerada sincera”

E é nesse primeiro embate dos dois que Austen começa a nos mostrar como os sentimentos podem se transformar de maneira surpreendente e como aparências podem enganar. Ao decorrer da historia vemos vários personagens sendo exemplos encarnados do orgulho e do preconceito, e também vemos como eles mudam de lugar de forma que nossos julgamentos mudam junto com os deles.

“Somos poucos os que temos valentia suficiente para nos apaixonarmos completamente se a outra parte não nos encoraja.”

Sabe aquele romance épico que não precisa de grandes demonstrações de afeto para se fazer valer? Sabe aquelas declarações que te deixam sem fôlego e sem palavras? Sabe aquele amor e apoio incondicional que só um irmão ou um verdadeiro amigo pode demonstrar um pelo outro? Então, Jane Austen te dá isso e muito mais em Orgulho e Preconceito. Com uma geniliadade sem tamanho a autora traz uma obra com uma visão um pouco moderna demais para a sua época e sabe exatamente como equilibrar a comédia e a seriedade usando a ironia como sua principal arma.

“Em vão tenho lutado sem sucesso. Deve permitir que eu te diga o quão ardentemente te admito e te amo”

Além de um casal de protagonistas incríveis, o livro também nos traz uma série de personagens coadjuvantes que vão te fazer rir e morrer de ódio ao mesmo tempo. E mesmo sendo um livro antigo, com uma linguagem antiga e um pouco mais difícil, nada impede de ser um dos seus livros preferidos se você der uma chance. E é óbvio que super recomendo o livro e também o filme, que tem Keira Knightley como Elizabeth e Matthew Macfadyen como sr. Darcy, uma bela adaptação que também me arrancou suspiros.

“Não posso fixar a hora, o lugar, o olhar ou as palavras que basearam meus sentimentos. Começou a muito tempo. E já estava no meio antes que eu percebesse que tinha começado.

Então é isso gente, espero que tenham gostado e que dêem uma chance a esse clássico tão lindo. Um beijo!

Resenha por: Gracielle Anacleto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s