[Resenha] Os 13 porquês

os 13 porques

Livro: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Número de Páginas: 256
Editora: Ática

“Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.

 

Os 13 porquês é contado por Clay Jensen que tem sua vida mudada após receber uma caixa sem remetente com sete fitas cassete. Quando ele decide colocar para escutar, pensando que era apenas uma brincadeira de um de seus amigos, acaba sendo surpreendido pela voz de Hannah Baker, sua antiga colega de classe que havia se suicidado a poucos dias. Ela conta que gravou uma fita explicando os 13 motivos pelos quais fez isso. E cada pessoa que receber aquilo, precisa escutar e passar para a próxima pessoa.

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.”

De início, Clay fica confuso por não conseguir pensar em nenhum motivo para ele estar naquela lista e pensa que é apenas uma brincadeira, uma vez que ele só havia ficado junto com ela uma vez em uma festa. Ou melhor dizendo: a festa. Essa festa que mudou a vida de muitos.

“Eu queria. Eu poderia ter ajudado.Mas quando entrei, você me empurrou para longe. Quase posso ouvir a voz de Hannah falando o que eu estou pensando: “Então, por que você não tentou com mais insistência?”

Junto com as fitas, Hannah também deixou um mapa para quem estivesse escutando poder se localizar e entender onde aquelas coisas aconteceram. E, enquanto Clay caminha pelas ruas escutando as fitas, ele percebe que nem todas as pessoas são como ele imaginava ser.  E o pior: descobre que ele nunca conheceu Hannah, apenas achava que conhecia aquela garota que era tão cheia de segredos.

“Mas todo mundo virou as costas. Ninguém perguntou se havia algum problema comigo.”

O livro é contado de uma maneira leve e fácil de ser entendida. No início, eu achava a Hannah meio boba, porém, com o passar do livro você vai entendendo melhor o porquê de ela ter feito o que fez e até se choca com algumas coisas que aconteceram. Cada capítulo é uma fita e a maneira como é colocado, faz com que você logo queira ler o próximo motivo, ou melhor, conhecer a próxima pessoa.

Gostei bastante do livro, me fez pensar muito. Esse é um daqueles livros que te faz perceber o quanto a mínima ação que você faz ou a mínima palavra que você fala pode afetar a vida de uma pessoa.  Acho que o livro mexe tanto com a gente porque trata sobre assuntos cotidianos que não são levados muito a sério ou não são comentados.

“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.

Adorei a narrativa de Clay e gostei bastante da escrita do autor. Porém, o fato de todo mundo ter falado que esse livro era sensacional, me deixou esperando um pouco mais, contudo, recomendo a leitura. Espero que tenham gostado! Beijos!

assinatura_1

3 pensamentos sobre “[Resenha] Os 13 porquês

  1. Pingback: [Resenha] Fale! | Pense Teen

Deixe um comentário

