[Resenha] O Santo Inquérito

O Santo inqueritoLivro: O Santo Inquérito
Autor: Dias Gomes
Número de Páginas: 144
Editora: Bertrand Brasil

“Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento?”

 

 

O Santo Inquérito é uma peça de Dias Gomes que conta a história de Branca Dias, uma jovem que teria vivido no século XVI, período em que a Igreja Católica exercia o seu poder de julgamento (muitas vezes se utilizando da violência) através do Tribunal da Inquisição.

Branca era uma moça livre e ingênua que gostava de nadar no rio perto de sua casa e, um dia, vê o padre da igreja que ela e seu pai frequentam, se afogando e, após tirá-lo do rio, precisa fazer respiração boca a boca para salvar o padre. Esse ato que continha apenas intenções boas acaba fazendo com que a vida dela e de todos que convivem com ela, incluindo seu pai e seu noivo, vire de cabeça pra baixo e, cada ação e cada palavra dita, vão levá-los a destinos diferentes ao serem julgados pelo tribunal.

“Mas eles não aceitam as coisas lógicas, as coisas simples e naturais. Eles só aceitam o mistério.”

Li esse livro apenas porque tinha  fazer uma apresentação na escola valendo nota sobre ele e no início achei que fosse ser uma leitura chata, porém, o fato do livro ser uma peça, logo sendo contado por atos, acabou deixando a leitura fácil e eu acabei gostando do livro e da sua história.

O livro foi escrito na década de 70 e trás uma crítica aos atos violentos tomados pela Igreja Católica com a Santa Inquisição. E, igualmente violento era o regime militar que estava acontecendo na época em que foi escrito. O livro também trata sobre questões como o machismo e o preconceito religioso, fazendo com que você consiga se aproximar mais dos livros e dos personagens, e verdadeiramente sentir o que Branca estava passando.

Gostei bastante do livro como um todo, ainda que não seja o meu tipo preferido de leitura, mas achei bem legal a forma como o autor tratou sobre questões que geralmente são discutidas de uma maneira tão chata.

Enfim, como eu disse, eu li esse livro por causa de uma apresentação que eu tinha que fazer e, para essa apresentação, eu e as outras meninas do meu grupo fizemos um trailer como se o livro fosse ser adaptado para os cinemas em breve e eu vou deixar aqui para vocês verem (não riam muito, por favor!!). É isso aí, gente, espero que tenham gostado, beijos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s