Estudando para concursos

garota-estudando-enem-vestibular34533Oi, gente! Aqui é a Jorlayne e a Vanessa e hoje a gente vai contar um pouquinho sobre como foi a nossa rotina ano passado para estudar pros concursos e dar diversas dicas pra vocês que também pretendem fazer alguma prova. Para ficar mais organizado, quando for a Jorlayne falando, a letra vai ficar assim, e quando for a Vanessa, vai ficar assim.
Ano passado foi um ano bem corrido pra gente. Precisei estudar muito e fazer 8 provas de concurso.
Passei na primeira fase de dois e fui aprovada em quatro. Já eu, fiz 4 provas de concurso, passei na primeira fase de três, fui aprovada em dois e convocada pra um. Sendo assim, hoje vamos dar umas dicas para quem vai fazer provas de concurso também. São dicas simples, mas que fazem uma grande diferença.

Antes da prova
– Na escola:
Preste atenção em todas as aulas, principalmente em português, matemática e redação, se tiver com muita vontade de dormir, durma em outro tempo ou no intervalo, mas concentre-se o máximo nessas matérias.
Foque nas matérias que você tem dificuldade, tire dúvidas com os professores.
Assistir vídeos no youtube também ajudam muito.
Se possível, faça um curso preparatório, tem matérias de concurso que o 9º ano normal não possui.

– Em casa:
Durante suas horas de estudo DESLIGUE o celular (só botar no silencioso não adianta, você não vai resistir a tentação) e deixe-o longe. Ele é o que mais atrapalha.
Tenha na mesa um copo de água e algumas besteirinhas pra comer, como bala ou chocolate. Ajuda a relaxar(bom,pelo menos pra mim).
Se bater aquele sono ou não conseguir se concentrar, feche o livro/caderno e vá dormir. Não adianta ler e reler e não absorver nada.

Revise as matérias que teve no dia na escola para ver se não ficou nenhuma dúvida e lembre-se de refazer os exercícios mais difíceis, ás vezes você acha que entendeu e quando chega em casa não consegue fazer!
Faça uma lista do que você deve estudar cada dia e vá marcando tipo ✅

– E na hora de sair?
De vez em quando rola aquele convite pra ir numa festa, no shopping, paintball e outro. E realmente não adianta você não ir e ficar em casa tentando estudar, mas pensando em como seria se estivesse lá.
Se sua lista estiver indo bem e você estiver completando ela certinho vá na festinha, é preciso relaxar de vez em quando.
Apenas se lembre de não esquecer de fazer algo para o dia seguinte (como um trabalho escolar, não sei).

Véspera da prova:
Sem aquela história de “não pode estudar antes da prova”, só não adianta tentar aprender TUDO um dia antes da prova, só revisar.
Se tem aquelas fórmulas que você acha que vai esquecer, leia elas de novo, talvez sejam importantes.
De noite, se tiver uma festinha ou algum lugar pra ir, vá, mas volte CEDO! Antes de uma prova uma das coisas mais importantes é uma boa noite de sono.
Antes de dormir já deixe tudo pronto para o dia seguinte, assim, você não precisa acordar mais cedo, nem ficar se preocupando se está esquecendo de alguma coisa.

O que levar pra você:
Cartão de confirmação, carteira de indentidade original(a maioria dos concursos não aceita Xerox, eu vi um garoto que não pode fazer a prova pois levou xerox), pelo menos dois lápis, duas canetas, duas borrachas(lembrando que alguns concursos não permitem lápis e borracha, confira no edital).
Garrafa de água, biscoitinhos leves, chocolate(ajuda a acalmar!) e papel higiênico. Papel higiênico? Sim! Dependendo de onde você for fazer a prova, o banheiro pode não ser da melhor qualidade, então leve para prevenir.
Essas são as coisas básicas, o resto, você tem que ver no edital (é muito importante ler o edital!) porque tem alguns concursos que cobram outras coisas.

Para o seu acompanhante:
A maioria das vezes quem vai com a gente são nossos pais, eles devem levar garrafa de água, toalhinha(calooor), banquinhos ou cadeira de praia.
Na primeira prova que eu fiz os pais não podiam entrar no campus do colégio, deveriam esperar na calçada. Não foram preparados e morreram de calor! Alguns pais deitaram no chão e acordaram com o sol queimando seus rostos. Depois desse dia, meus pais levam banquinhos e uma bolsa térmica com água, café e frutas. Fazem quase um piquenique e ainda dividem com os outros.

Duas provas no mesmo dia:
Eu precisei fazer duas provas no mesmo dia duas vezes e não foi nada fácil.
Primeiro,se tiver com sono durma muito durante o trajeto entre uma e outra, não coma nada pesado, nem muito doce, ninguém quer ter dor de barriga na hora da prova né.

Na hora da prova:
Tente relaxar o máximo, você já estudou e aprendeu o que tinha que aprender, agora é só fazer com calma.
Cuidado com o cartão resposta, um erro pode ser fatal! Reserve no mínimo uma hora para fazer a marcação.
Se você não souber alguma questão, pule para alguma que saiba e depois volte nela.
O tempo é crucial. Muitas vezes achamos que quatro horas é muito tempo para fazer uma prova, mas em duas provas eu saí faltando apenas 15 minutos! Leve sempre um relógio de ponteiro para se guiar (lembrando que alguns concursos não permitem relógios).
Vá ao banheiro antes de entrar na sala e não beba muita água durante a prova para não ficar tendo que sair toda hora.
Cuidado com a redação, é sempre importante fazer o rascunho primeiro para não rasurar na hora.

Outras dicas:
Pesquise por provas antigas do concurso que você vai fazer, é sempre bom ter uma noção do que você vai enfrentar.
Faça o máximo de folhas de exercício de matemática que você conseguir, elas são MUITO importantes.
Todos os concursos focam em interpretação na parte de português, treine isso.
Sabe aquele professor que vive pegando no seu pé pra você estudar? Valorize-o, se ele pega no seu pé, é porque ele vê potencial em você.
Não desanime no primeiro não! Acho que essa é a dica mais importante. Continue se esforçando cada vez mais, porque a vitória virá!

Enfim, relaxe, não deixe o nervosismo tomar conta. Somos todos capazes. Esperamos ter ajudado, façam uma boa prova, beijos!

Post por: Jorlayne e Vanessa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s