Gentileza gera gentileza

576700-Abrir-a-porta-para-alguém-é-um-ato-muito-gentil.-Foto-divulgaçãoEsses dias eu tava sentada no ônibus indo pro curso, quando entrou um senhor, que devia ter lá pra uns 50, 60 anos de idade e se sentou no lugar preferencial para idosos, como lhe era de direito. O ônibus andou mais um pouco e no ponto seguinte entrou uma mulher com três filhos, dois pequenos e um que devia ter uns 10 anos, esse último passou pela roleta primeiro para pegar os outros dois irmãos do outro lado. Porém, o garoto não conseguia segurar os dois, então esse senhor prontamente se levantou e segurou um deles enquanto eles passavam e depois levou-o até o lugar onde a mãe se sentou. Alguns minutos depois, quando o ônibus parou novamente, entrou uma mulher cheia de sacolas que pareciam estar muito pesadas e que estava tendo uma tremenda dificuldade para passar pela roleta com elas, o senhor novamente se levantou e segurou as bolsas da mulher enquanto ela passava pela roleta e somente depois as entregou de volta. Quando já estava quase chegando no ponto em que eu iria descer, entraram duas mulheres, mais precisamente uma jovem que parecia estar com a mãe dela. A mãe dela era uma idosa que parecia ter algum problema, estava com um olhar meio perdido… Então, enquanto ela passava na roleta, a possível filha dela pagava o motorista, sendo assim, não podia ajudá-la a se sentar. A senhora após passar pela roleta, ficou olhando para os lados sem saber para onde ir, e foi aí que aquele mesmo senhor se levantou do lugar preferencial dele(que era o primeiro do ônibus) e foi para outro lugar, apenas para que a outra idosa pudesse se sentar, e ele fez isso sem que ninguém pedisse nada para ele.
Depois disso, eu desci do ônibus, tinha chegado o meu ponto, e não pude ficar e ver se ele fez mais alguma coisa, porém, o que ele fez já foi o suficiente para me deixar encantada.
Vi mais atos de gentileza com esse senhor em quinze minutos dentro de um ônibus, do que já tinha presenciado a minha vida inteira. É nessas horas que a gente pensa: o mundo ainda tem salvação! Confesso que fiquei com vontade de me levantar e aplaudir o senhor, o que é algo absurdo, quando atos assim deveriam ser naturais.
Só espero que a frase de José Datrino “gentileza gera gentileza” se aplique na vida desse senhor que me deixou tão impressionada a ponto de vir aqui escrever o que presenciei.

Ps: Não é inventado, aconteceu de verdade!

Escrito por: Vanessa Oliveira

Deixe um comentário

