[Para Pensar] Por que devemos ler?

Imagem

Olá, gente! Hoje vou falar sobre um assunto maravilhoso: “Por que devemos ler?”. Fugindo um pouco daqueles maravilhosos comentários das pessoas que dizem: “Eu já vi o filme, por que eu vou ler o livro?” que dá uma certa, muita vontade de estrangular, risos. Mas hoje, não vou falar sobre esse assunto, deixo isso para um próximo post, hoje vou falar sobre os beneficíos que a leitura pode trazer na vida de uma pessoa, e acredite quando eu te digo que eles são muitos.

Um dos motivos pela qual a leitura é importante, que é comprovado cientificamente é para ativar a memória e a atenção. Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. Concluiu-se que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

“Entre ir à farmácia e comprar alguma substância duvidosa para fortificar o cérebro, ou escolher um bom livro, recomenda a última opção”, escreve o médico Moacyr Scliar

Além do motivo acima citado, que é um dos mais importantes, algumas vantagens da leitura são: aliviar o estresse, desenvolver a capacidade de argumentar, correção gramatical, entre outras muitas coisas(algumas na imagem do inicio do post). No meu caso, acredito que um fator que desenvolveu muito o meu gosto pela leitura, foi a minha mãe que lia para mim todas as noites ou colocava algumas história para tocar(da Bia Bedran), então hoje, só tenho a agradecer a ela por ter aberto a minha mente para esse mundo fantástico que é a leitura, porque através dela, viajo para outros lugares, abrindo cada vez mais a minha imaginação e acredito eu, que se não fosse pela minha mãe, não conheceria esse mundo mágico. Muito obrigada, mãe!

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” – Carlos Drummond de Andrade

Estão esperando o que para começarem a ler? Corra para o livro mais próximo, deixe a sua imaginação te guiar para outro lugar, se desligue um pouco, saia da frente das telas, vá ler um livro!

Escrito por: Vanessa Oliveira

Um pensamento sobre “[Para Pensar] Por que devemos ler?

Deixe um comentário

